O grupo de teatro Boca de Baco acaba de lançar o projeto de memória de suas três décadas em Londrina. Na noite de quinta-feira (25/03), o Boca realizou um encontro virtual para apresentar o novo site e o projeto Boca de Baco 30 e Uns, reunindo fundadores, ex-integrantes, parceiros de trabalho, artistas, apoiadores e pessoas que acompanham a história do grupo.
Criado no início da década de 1990, por bancárias, bancários e estudantes, o Boca de Baco chegou aos 30 anos a bordo de um projeto que prevê montagem de espetáculo, oficinas teatrais, festas (após a pandemia), registro histórico e ações de mídia. O projeto tem patrocínio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
O encontro foi conduzido pelo entrevistador Alfonsín Cuentas, personagem do ator Reinaldo Zanardi, e teve falas de Jair Pedro Ferreira, diretor da Fenae; do jornalista e músico Bernardo Pellegrini, secretário de Cultura de Londrina; do jornalista aposentado Luciano Bitencourt, um dos fundadores do grupo e que já foi bancário da Caixa. Também estiveram presentes a vereadora Lenir de Assis, presidentes dos sindicatos dos bancários, Felipe Pacheco, e dos Jornalistas, Ticianna Mujalli; representantes de outras entidades dos setores cultural e bancário, entre outros convidados.
Jair Ferreira destacou a importância de manter um grupo de teatro durante 30 anos, em um país que recentemente perdeu o Ministério da Cultura, num setor que enfrenta sérios problemas no Brasil – assim como entidades ligadas ao setor bancário. “A cultura, para mim, é um dos grandes mecanismos de transformação e de criação de consciência; de criar uma cultura política de libertação, de empoderamento das pessoas. E nessa pandemia isso ficou mais evidente”, concluiu.
O secretário de Cultura, Bernardo Pellegrini, relembrou a criação do Boca de Baco, como um grupo surgido de um contexto de diversidade, do meio sindical, e sua evolução durante várias fases. Para ele, toda a pesquisa e as montagens do grupo, a relação com nomes como Plínio Marcos (o dramaturgo esteve em Londrina em 1998 para ver o Boca encenar sua peça “O Abajur Lilás”) e outras trocas de experiências, revelam um trabalho técnico e estético muito importante. “É uma alegria ver um grupo lincado na sociedade, na informação objetiva, na coragem da intervenção… Fico feliz com o reencontro de todas essas pessoas numa coisa tão produtiva, criativa.”
Durante o encontro virtual, atores e ex-atores do Boca de Baco realizaram performances a partir de textos já encenados pelo grupo, como “O Abajur Lilás”, “Balada de Um Poema”, “Fando e Lis”, “Último Inverno” e “Amores de Moraes”. O diretor Luiz Valcazaras, de São Paulo, e o dramaturgo Renato Forin Jr., de Londrina, também falaram sobre os trabalhos com o elenco e o novo espetáculo, ainda sem data de estreia definida.
Projeto Boca de Baco 30 e Uns
Realização: Boca de Baco
Produção: Kan Comunicação, Editora e Audiovisual
Patrocínio: Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae)